Uma lista de dez frases que podem atrapalhar a sua carreira
Evitar palavras negativas e expressões de hesitação pode poupá-lo de
problemas no trabalho
Veja as dez piores frases para falar na
empresa:
1) “Não é o meu trabalho”
“Essa frase diferencia o que você não pode
fazer do que você pode, mas não quer fazer, e implica que você não sabe
trabalhar em equipe”, afirma Karen. Além disso, ela também atrapalha a sua
avaliação, pois mostra que você não tem flexibilidade ou vontade de aprender
novas tarefas. Troque-a por “essa não é a minha área, vamos ver quem pode
ajudá-lo melhor”.
2) “Eu acho...”
Lorrie Thomas Ross, chefe executivo da
consultoria Web Marketing Therapy, chama essa e outras frases, como “Eu
imagino...” e “Eu acredito...”, de frases de desconto. Elas fazem parecer menos
competente e reduzem o poder da mensagem. A declaração “Eu acho que essa é a
melhor estratégia” é muito mais fraca do que “Essa é a melhor estratégia”.
Elimine também “Eu quero...” e “Eu gostaria...”. Em vez de falar “Eu gostaria
de agradecê-lo”, diga “Obrigado”.
3) “Eu não sei”
“Você acha que está sendo sincero, mas na
verdade está dando um fora”, afirmou Henry Devries, pró-reitor de educação
continuada da Universidade da Califórnia, em San Diego, e coautor do livro
“Closing America’s Job Gap” (“Fechando a Lacuna de Trabalho nos EUA”, em
tradução livre). “Isso pode parecer preguiça e falta de iniciativa para dar o
próximo passo”, completa. Em vez disso, diga “Deixe-me procurar a resposta”.
4) “Não posso”
Essa frase também sugere inflexibilidade e
falta de vontade para resolver problemas. “Você deve mostrar para o chefe que
está pronto para aprender e superar qualquer obstáculo”, afirma Josh Tolan,
chefe executivo da Spark Hire, empresa de entrevista por vídeo. Procure apontar
o problema e sugerir soluções.
5) “Mas...”
“Usar a palavra ‘mas’ nega tudo o que você
disse antes dela”, analisa Devries. Estamos condicionados a sempre ouvir a
informação negativa. Uma solução pode ser falar algo positivo, algo negativo e
depois algo positivo de novo. Isso faz com que a frase negativa fique espremida
entre as duas positivas. Outra opção para suavizar a frase é usar o “e” em vez
do “mas”.
6) “Isso não é uma boa ideia”
Segundo Nancy Mobley, fundador e chefe
executivo da consultoria Insight Performance, recusar ideias de funcionários ou
colegas muito rapidamente faz com que eles não queiram compartilhar pensamentos
futuros. Em vez de dispensar, pergunte “Como isso funcionaria?”.
7) “Vou tentar”
“O verbo ‘tentar’ abre a possibilidade de que
o trabalho possa não ser concluído”, aponta Darlene Price, especialista em
comunicação e autora do livro “Well Said” (“Bem Dito”, em tradução livre). Se o
seu chefe pede algo no começo da manhã e você responde que tentará acabar, pode
deixá-lo em dúvida sobre a sua eficiência. Melhor falar “Estará na sua mesa às
21h”.
8) “Não foi culpa minha”
Se alguém pergunta o que saiu errado, não
quer dizer necessariamente que esteja atrás dos culpados, por isso, negar que
foi você trará atenção desnecessária. Vá além e tente resolver o problema. Diga
“Vamos ver como podemos impedir que isso aconteça de novo”.
9) “Acho que sim”
Esse é um qualificador que as pessoas usam
como lugar-comum para não dizer algo errado. Tire isso do seu vocabulário.
“Evite palavras que não passam confiança”, aconselha Dale Austin, diretor do
Hope College, centro de desenvolvimento de carreiras.
10) “Isso é impossível”
É uma frase extremamente negativa, como falar
“não pode ser feito”. “Significa que você não tem vontade nem de tentar, e essa
negatividade é infecciosa como um vírus”, diz Friedman. Melhor falar “Vamos
procurar outros meios para resolver isso”.
Por Jenna Goudreau