Peguei um táxi para ir do aeroporto ao meu escritório e o motorista fez cara feia quando percebeu que a corrida era de apenas dois quilômetros.
Cheguei na recepção (que decepção!) e a recepcionista (melhor seria decepcionista) estava roendo as unhas e combinando o encontro com o namorado.
Liguei para uma empresa e,
quando perguntei a que horas o gerente da
manutenção voltaria,
ela respondeu:
quando perguntei a que horas o gerente da
manutenção voltaria,
ela respondeu:
- Nem o São Jorge sabe e olha que este gerente é de lua.
Perguntei a faxineira onde era o banheiro e ela me disse:
- Depende do que o senhor for fazer lá,
porque a descarga está quebrada.
porque a descarga está quebrada.
Cheguei no hotel e a mocinha em vez de sorrir e dizer “que bom que o senhor veio”, vomitou sua ansiedade dizendo “espera porque nós vamos atender primeiro só quem fez reserva.”
Quando fui para inaugurar minha nova casa, abri a porta e notei que os sofás, cadeira e outros móveis que a loja prometeu me entregar não estavam lá.
Quando reclamei ouvi como resposta:
- É, mas pelo menos a cama foi entregue, certo?
É muito fácil assistir a uma palestra onde o conferencista declara que o pessoal de atendimento precisa saber desvincular o problema pessoal do desafio profissional.
Mas como se faz isso se o atendente é um indivíduo, isto é,
alguém que não se divide?
alguém que não se divide?
Muitas vezes um profissional atende de forma muito ruim ao cliente não é porque não sabe sorrir, ou porque não mantém a postura ereta, ou porque não tem bom humor ou porque desconheça técnicas de relacionamento envolvente.
Um atendente pode estar cheio de problemas pessoais:
um casamento arruinado, um vazio carencial na alma, incertezas quanto ao futuro, um parente em fase terminal, problemas com a sogra chata, insatisfação na carreira, uma depressão...
“ Para fazer um atendimento sedutor e deslumbrante ao cliente lá fora você precisa ajustar você lá dentro. “
Mudando os intrincados mecanismos de nossa interioridade é que estaremos prontos para a arte de servir. Informação técnica não ajudará o motorista de táxi que fez cara feia por causa da corrida curta, mas se ele estiver bem consigo mesmo, sorrirá ao chegar no destino e ainda dirá:
- Aqui está meu cartão com minha foto,
quero ter a honra de ser seu motorista exclusivo
porque sou focado em pessoas,
não no velocímetro.
...
quero ter a honra de ser seu motorista exclusivo
porque sou focado em pessoas,
não no velocímetro.
...
Há uma conhecida história que
simplifica muito bem esse artigo.
simplifica muito bem esse artigo.
Um pai disse a seu filho:
- Trouxe este quebra cabeça com muitas peças para você armar o mapa do Brasil e, pelos meus cálculos,
você vai demorar umas duas horas, então,
comece a trabalhar.
você vai demorar umas duas horas, então,
comece a trabalhar.
Vinte minutos depois o filho diz:
- Pai, terminei de montar o mapa do Brasil. Mas como você conseguiu em tão pouco tempo?
Completa o filho:
- Foi fácil, pai, atrás do mapa tinha a figura de um homem, aí, eu montei o homem e, automaticamente, quando virei o mapa, do outro lado notei que estava montado o mapa do Brasil.
Montar uma equipe de campeões de serviço...
É montar a pessoa humana, redesenhando as emoções competentes em cada uma delas, fazendo com que fiquem melhores psicologicamente.
E, quando automaticamente...
Virar o mapa desta estratégia o que se verá montado, será o melhor do bom atendimento feito com gente com alma.
Rumo ao Sucesso►